REGULAMENTO GERAL
REGULAMENTO DESPORTIVO DA COPA KART REGISTRO 04/11
ARTIGO 1º − LOCAL E PERÍODO:
I. Local – Kartódromo de Registro – Registro/SP
II. Período – 04 de Novembro de 2023
ARTIGO 2º − CATEGORIAS:
  1. Categoria Graduados
A categoria graduados, neste evento será composta por pilotos nascidos no ano de 1978 ou superior ao mesmo.

         2. Categoria Senior
A categoria Senior, neste evento será composta por pilotos nascidos no ano de 1977 ou anterior ao mesmo.
       
         3.Categoria F200
A categoria  não terá regulamento de idade, somente peso mínimo 200Kg.

Parágrafo único: Peso das Categorias

A pesagem oficial da prova  será realizada ao final de cada bateria, bem como, tomada de tempo, respeitando o peso para a categoria graduados e sênior como peso mínimo de 183Kg e a categoria F200 o peso mínimo de 200Kg.


ARTIGO 3º − NORMAS GERAIS:

I. A disputa da Copa Kart Registro será aberta a todos os kartistas, seguindo o estipulado neste regulamento.

II. Será terminantemente proibida a entrada nas áreas técnico-desportivas do kartódromo de qualquer pessoa não autorizada/credenciada, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos regulamentos.

III. Será de total responsabilidade do piloto e de seu representante legal (concorrente) a conduta de qualquer pessoa ligada ao mesmo cabendo-lhe, simultaneamente, as sanções previstas nos regulamentos.

IV. A utilização, a instalação, e a devolução de equipamentos fornecidos pela organização da Copa (sensores de cronometragem, componentes sorteados e etc.) serão de responsabilidade do piloto.

Fica terminantemente proibido o acesso á pista e áreas de boxes com motocicletas, bicicletas, patinetes ou qualquer outro meio de locomoção, seja motorizado ou elétrico, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos regulamentos.
 
 
ARTIGO 4º − DAS AUTORIDADES DESPORTIVAS:

Direção de Prova, Secretariado, Comissários de prova, Cronometragem e equipe médica, serão fornecidos pela organização do evento.

ARTIGO 5º. – INSCRIÇÕES
  1. Pagamento da taxa de inscrição no valor de:
            Fica estipulado o valor de R$ 690,00 para pagamento da taxa de inscrição com desconto condicionado a data limite de 30/09/2023,  após esta data não haverá o desconto e o valor da inscrição será de R$ 850,00.

Parágrafo primeiro: a partir de 20/10/2023 as inscrições estão encerradas, podendo ser reabertas, a critério da organização.

Parágrafo segundo: a partir do dia 20 de julho de 2023, eventuais novas inscrições deverão ser efetuadas diretamente na secretaria do evento.

Parágrafo terceiro: á está incluso no valor da inscrição, aluguel do motor, escape, inscrição e combustível da prova.

ARTIGO 6º. CHASSI E OUTROS EQUIPAMENTOS
  1. Não será exigida homologação atual para CHASSI, porém, ele deve estar em perfeitas condições de uso, e em perfeito estado.
  2. Deverá estar com Bico em perfeito estado, Gravata com numeração do kart, para-choque plástico traseiro com numeração do kart, laterais fixadas e com proteção plástica.
  3. Não serão permitidos para-choques de ferro, mesmo que venham estar homologados.
  4. Os pesos que serão utilizados pelos pilotos deverão ser fixados com parafusos no banco do Kart, em nenhuma hipótese poderão estar presos por fitas ou acessórios ao chassi do kart.
  5. Equipamentos de segurança do piloto, como: Macacão, Luvas, sapatilhas e capacete, deverão estar em perfeito estado e dentro do padrão para a prática do kartismo.
  6. A COROA utilizada deverá ser de responsabilidade do Piloto e obrigatoriamente a de 39 dentes, não será permitida qualquer outra. Caso na vistoria seja identificada COROA de outra medida, o Piloto será desclassificado.
  7. PINHAO será 13 dentes, porém, já é fornecido junto ao Motor pelo Fornecedor de Motores.
ARTIGO 7º –MOTOR E SORTEIO:os motores para as categorias locados junto aos respectivos fornecedores oficiais serão sorteados nas seguintes condições:
  1. Sorteio realizado no local e horário previstos no Regulamento Particular, sob a supervisão de pelo menos um oficial de competição.
  2. Os competidores poderão acompanhar todo processo.
  3. Os motores estarão completos acompanhados pelo escape a ser utilizado, o piloto deverá providenciar somente o Flexível e respeitar as medidas fornecidas no item a seguir.
  4. O escapamento deverá ser acoplado ao motor, com flexível, e fixado através de molas. Será considerado para a medição, o paralelismo estabelecido a partir do flange de fixação das molas na curva, até a flange de fixação das molas do escape. Essa medição será efetuada da face externa do flange de fixação da curva do motor, até a face final do escape, sem considerar a ponteira, e terá que medir 690mm, considerando como tolerância 5mm para mais ou 10mm para menos.
 
ARTIGO 8º – CONDIÇÕES PARA LOCAÇÃO DOS MOTORES DESCRITOS NO ARTIGO

O piloto ou o seu responsável legal estará sujeito às seguintes condições para a locação do motor:

I. A responsabilidade pelo motor, desde o momento em que recebê-lo do fornecedor oficial, até o momento da sua devolução, será do piloto e / ou do seu representante legal;

II. O fornecedor oficial de motores se responsabilizará por danos causados aos motores, desde que sejam exclusivamente aqueles resultantes de defeito de montagem e/ou de material;

III. Casos de mau uso, como danos por funcionamento incorreto em cavalete, entre outros, acarretarão indenização ao fornecedor de motores, conforme tabela de preços previamente divulgada pelo fornecedor oficial.

ARTIGO 9º. – TROCAS DE MOTORES

CONDIÇÕES PARA EVENTUAIS TROCAS DOS MOTORES PARA AS CATEGORIAS DESCRITAS.
        O fornecedor oficial de motores disponibilizará um número de 15% (Quinze por cento) para uma eventual troca. A prioridade para troca será para o motor cujo reparo não puder ser executado no local. As demais trocas somente poderão ser efetuadas se houver disponibilidade do motor, e desde que autorizada pelo Comissário Técnico.

I. Se a troca for efetuada, e desde que o lacre não tenha sido adulterado ou rompido, o piloto terá sua posição de largada na bateria devidamente preservada, exclusivamente em razão de uma das seguintes situações, quando cabível:
     A) Se houver quebra do pistão;
     B) Se houver quebra da biela;
     C) Se houver a fusão da biela;
     D) Se houver a quebra do eixo da biela;
     E) Se houver vazamento de óleo em decorrência de quebra interna (4 tempos)
     F) Se houver quebra da arruela de encosto da biela;
     G) Se houver a quebra do virabrequim;
     H) Se a rosca do prisioneiro da curva espanar.
     I) Se a rosca do cabeçote espanar.
     J) Se houver quebra de válvula (4 tempos)

II.        Se a troca for solicitada por qualquer outro motivo que não os descritos nas alíneas a a j do inciso I deste artigo, o piloto deverá ter seu kart posicionado para a largada, conforme inciso III deste artigo.
  1. Na primeira troca, o piloto perderá cinco posições na ordem de largada. Na segunda troca perderá mais cinco posições e nas trocas subsequentes o piloto perderá sete posições, a cada troca.
  2. Qualquer solicitação de troca de motor deverá ser feita em até 30 minutos após o termino da atividade de pista que anteceda a solicitação.
 
ARTIGO 10º – NÚMERO DE PARTICIPANTES E PONTUAÇÃO
I. O número de participantes por bateria (final ou classificatória) será de no máximo 36 pilotos por categoria.

II. Se o número de concorrentes for superior a 36, o procedimento será o descrito a seguir:
 
    a) Não havendo mais do que 36 Inscritos, a largada será em um único Grid.
 
    b) Caso o número de inscritos nas 3 categorias ultrapasse o número de 36 inscritos, o Grid poderá ser separado por categoria de acordo como a organização estipular.
   
    c) Os pilotos de uma determinada categoria obrigatoriamente farão parte do mesmo Grid, e não existirá 2 Grids diferentes de uma mesma categoria.
   
    d) A posição de largada das baterias classificatórias seguirá sempre a ordem numérica das posições resultantes da Tomada de Tempos na Bateria 1 (classificatória) e na Bateria 2 (classificatória) a ordem de chegada da Bateria 1;
   
    e) Em cada bateria classificatória será atribuído um número de pontos perdidos a cada piloto conforme sua posição de chegada, segundo a tabela a seguir:
 
  1. A COLOCAÇÃO NA BATERIA 1º 2º 3º 4º 5º 6º E assim sucessivamente, será utilizada como fator na utilização da regra de PONTOS PERDIDOS, sendo,  0 1 2 3 4 5 6 e assim sucessivamente,  que deverá ser adotada, respeitando respectivamente a sua colocação.
        2. O piloto que for excluído ou desclassificado receberá o número de pontos igual ao número de participantes na bateria classificatória, mais dois pontos.

        3. Se um piloto não se classificar por não ter participado da bateria, receberá o número de pontos igual ao número de participantes na bateria classificatória, mais 1 (um) ponto.
Parágrafo único: Mesmo que o piloto tenha participado de apenas uma volta, para efeito de pontuação nas baterias classificatórias, ele receberá os pontos correspondentes à sua posição de chegada constante da folha de resultados, sem o ponto adicional supracitado.
       
        4. Ao final das baterias classificatórias, os pontos de cada piloto serão somados, e os 36 com MENOR pontuação estarão classificados para a bateria Final.

        5. Na ocorrência de empate na soma de pontos perdidos, a melhor colocação será definida em favor do piloto com a melhor posição na Tomada de Tempos.

        6. As posições de largada da bateria Final serão determinadas pelo somatório de pontos dos pilotos classificados, largando mais à frente o piloto com o MENOR número de pontos.

        7.Ao final das baterias classificatórias, os pontos de cada piloto serão somados. Na ocorrência de empate na soma de pontos perdidos, a melhor colocação será definida em favor do(s) piloto(s) com a melhor posição na Tomada de Tempo.

        8. As posições de largada da Bateria Final serão determinadas pelo somatório de pontos dos pilotos classificados nas baterias 1 e 2, largando mais à frente o piloto com o MENOR número de pontos.

        9.A ordem de chegada da Bateria Final determinará a classificação final do campeonato na categoria em questão.
 
ARTIGO 11º – ACESSO À PISTA
  1. Somente terão acesso à pista para qualquer atividade os pilotos com os karts devidamente equipados com o sensor da cronometragem, liberados pela pré-vistoria.
  2. Receberá sinalização com bandeira preta com circulo laranja o piloto cujo kart estiver em desacordo com essa determinação, devendo retornar ao Parque Fechado para reparar um eventual problema no sensor. Não havendo problema técnico no equipamento, o piloto poderá receber uma penalização. Poderá ser exigida uma caução referente ao sensor de cronometragem.
  3. Assim que os pilotos iniciarem a volta de apresentação, somente poderão permanecer na pista os credenciados pela organização.
  4. Parágrafo único: não será permitida a permanência de nenhum mecânico ou ajudante na área da pista, exceto, os locais pré-determinados pela direção de prova.
  5. Os karts deverão ser levados aos boxes e parque fechado exclusivamente por meio de transporte manual ou de carrinhos apropriados.
  6. Será expressamente proibido o tráfego nos boxes e no parque fechado de karts com o motor em funcionamento.
  7. Será proibido fazer funcionar o motor no interior da área dos boxes e do parque fechado.
  8. A organização deverá disponibilizar uma área específica para aquecimento de motores, que deverá ser respeitada, sob pena da aplicação das punições.
  9. Mecânicos, auxiliares, chefes de equipes, etc., somente poderão ingressar e/ou permanecer na área dos boxes e parque fechado, usando calçado fechado, e portando sua respectiva credencial.
ARTIGO 12º – MANUTENÇÃO:

I. Na constatação de avaria técnica durante as atividades de pista, a direção de prova sinalizará ao piloto através da bandeira preta com círculo laranja. Independentemente da apresentação da bandeira, o piloto deverá proceder conforme descrito abaixo:
       A) Treinos livres e de aquecimento – o piloto deverá conduzir seu kart ao parque fechado. Caso não consiga fazê-lo, deverá retirá-lo da pista, para que seu time o conduza ao parque fechado ao final da atividade.
 
      B) Tomada de tempo – O piloto deverá conduzir seu kart ao Parque Fechado para a pesagem. Caso não consiga fazê-lo, deverá retirá-lo da pista, para que o resgate o conduza ao Parque Fechado, ao final da atividade. Em nenhum momento o piloto, mecânico, ou qualquer outra pessoa poderá executar nenhuma ação sobre o Painel Dianteiro (Bico), sob pena de exclusão sumária do piloto da Tomada de Tempos .
  
      C) Baterias – O piloto deverá conduzir seu kart ao parque de manutenção, por seus próprios meios e sem nenhum tipo de auxílio externo, onde seu time efetuará o reparo, que não poderá incluir a troca do chassi e/ou motor. Se o problema não for sanado, o kart deverá ser colocado em local seguro – o mais distante possível da pista – e somente retirado ao final das atividades, após a autorização da direção de prova.
 
II. A desobediência ao disposto na alínea a do inciso I deste artigo implicará na aplicação de penalidades no piloto infrator, a critério dos comissários desportivos.

III. A desobediência ao disposto nas alíneas b e c do inciso I deste artigo implicará na exclusão ou desclassificação do piloto infrator.

IV. O kart levado ao abastecimento não poderá sofrer qualquer tipo de manutenção, salvo quando autorizado por um Comissário Técnico.

V. Para a tomada de tempo e baterias, cada piloto terá direito a ingressar no Parque Fechado com apenas um kart, não podendo trocá-lo após o ingresso nesta área, salvo quando autorizado por um Comissário Técnico.

VI.  Será proibida qualquer manutenção durante a tomada de tempo e no grid de largada.

VII. Caso haja necessidade de manutenção ou troca de componentes nos chassis ou motores lacrados, essas somente poderão ser efetuadas com a devida autorização do comissário técnico.

VIII. O funcionamento de motores no interior do kartódromo só será permitido durante as atividades programadas.

ARTIGO 13º − PNEUS:

I. Os pneus para todas as categorias serão de Identificação de Cor Vermelha, podendo ser utilizada qualquer Marca ou Fabricante com suas identificações originais

II. Será utilizado somente um jogo de pneu para a tomada de tempo e todas as baterias classificatórias e final.

III. Os Pilotos serão responsáveis pelo  credenciamento do seu pneu de prova, indicando-os na secretária e aos comissários para lacração.

IV. Qualquer procedimento contrário ao estabelecido na tabela acima implicará na punição do piloto, e os pneus não mais serão válidos para utilização na Copa.

V. Detectando furos, deverão comunicar o fato ao Comissário Técnico, deixar o pneu em seu poder e providenciar outro pneu usado próprio em condições similares (conforme análise do Comissário) para que os códigos de barra sejam trocados no sistema. O pneu furado permanecerá em poder dos Comissários até o final da Copa. Uma vez que saiam do parque fechado não poderá haver solicitação de troca de pneus por defeito.

VI. Casos de danos aos pneus de corrida: estes deverão ser levados ao Comissário Técnico, que determinará  (não havendo evidência de fraude) a possível troca por pneus do jogo de treino;

VII.- Se forem identificados na vistoria técnica que o pneu foi trocado sem consentimento prévio dos comissários, o piloto será punido com a desclassificação da prova,  será excluído do evento,

VIII- .Os Comissários poderão recusar estes pneus desde que concluam que os mesmos tenham sofrido qualquer adulteração, cabendo ao piloto indicar um jogo de pneu adequado


ARTIGO 14º – ABASTECIMENTO:

I.
Tanto na tomada de tempo, quanto nas baterias, os karts, deverão ser conduzidos ao Parque Fechado de Abastecimento com seus tanques e mangueiras completamente vazios, onde será fornecido o combustível, conforme determina o Regulamento, por competidor por bateria e tomada de tempo, exceto, treino livre e oficial.

II.O organizador do campeonato poderá ainda, a seu critério, reter no Parque Fechado os tanques de combustível de um ou mais karts após as baterias, devolvendo-os aos pilotos para a próxima atividade, já com combustível.
 
Parágrafo único: Será de responsabilidade do piloto a apresentação do kart para abastecimento em tempo hábil para a formação do pré-grid. Será proibido, sob pena da aplicação das sanções previstas, usar combustível que não seja o fornecido pelos organizadores ou adulterar o mesmo.

III. O combustível será a gasolina comum.

V. Será proibido, sob pena da aplicação das sanções previstas:

    A) Transportar ou portar recipientes de qualquer espécie na área de abastecimento;
 
    B) Retornar com o kart ao box, depois de abastecido;
 
    C) A permanência no Parque Fechado após o abastecimento e a montagem de pneus, de qualquer pessoa, que não seja da direção de prova, da comissão técnica e/ou da comissão desportiva, ou de pessoas credenciadas para Parque Fechado, com a liberação da direção de prova.
 
ARTIGO 15º. - TOMADA DE TEMPO:

I. Será obrigatória a utilização, pelos pilotos, de sensores fornecidos por empresa de cronometragem credenciada, durante toda a Copa. Essa empresa estará obrigada a divulgar os resultados dos treinos livres e de todas as atividades em pista.
 
II. A sessão de tomada de tempo será de 7 (sete) minutos para cada categoria.

         a) Se o Grid for superior a 20 Pilotos a tomada de tempo será divida em grupos pares, ou por categorias.

              i) Os comissários desportivos definirão a quantidade de karts em cada um deles. Serão programadas duas tomadas de tempo em separado, sendo ambas também de sete minutos cada. A cronometragem reunirá o resultado das duas sessões e divulgará o resultado geral da tomada de tempo dessa categoria ou desse grupo de categorias, em função da junção dos resultados das sessões.

III. Os pilotos que não comparecerem com seus karts ao local do abastecimento no horário previsto, não poderão participar da tomada de tempo, devendo os mesmos alinharem seus karts após o último piloto classificado nesse treino classificatório, obedecida a ordem do sorteio.

IV. Os pilotos que não conseguirem completar pelo menos uma volta terão as suas posições no grid determinadas por sorteio, logo após o último piloto classificado pela tomada de tempo.
 
ARTIGO 16º – BATERIAS:
As baterias terão o seguinte número de voltas

       I. Serão duas baterias classificatórias com 15 voltas, e a bateria Final de 18 Voltas.

       II. Em caso de corridas na chuva, o número de voltas indicado acima será tomado como o número máximo de minutos, que quando atingido será dada a placa de 1 volta para a bandeirada, determinando o final da bateria;
 
       III. Deverá ser formado o pré-grid no local pré-determinado, para todas as categorias. Todos os conjuntos passarão pela linha de largada 1 (uma) vez. Já na volta subsequente, os concorrentes deverão estar alinhados para a largada da bateria, que será autorizada a critério do diretor de prova.

       IV. Na bateria final, poderá haver a tradicional formação do grid de largada na reta de largada.

ARTIGO 17º – LARGADA: A largada poderá ser:

I. Por sinal luminoso;

II. Por bandeira.

ARTIGO 16º – PRÉ-VISTORIA:Antes do ingresso dos karts no Parque Fechado de abastecimento e no pré grid, poderão ser checados diversos itens, como os exemplificados abaixo. No caso de ser constatada alguma irregularidade técnica, não será permitida a entrada do kart no Parque Fechado ou o seu acesso a pista, até que o problema seja resolvido.

   I.  Motores e pneus;
 
  II. Medição dos gases emanados dos pneus e plásticos, como por exemplo, as carenagens;
   
  III. Recipientes para combustível, cheios ou vazios; 
 
  IV. Fixação do Painel Dianteiro (Bico)

  V. Outros itens a critério da comissão técnica, como: paralamas laterais, parachoques traseiros com numeração, gravata com numeração.

Parágrafo único: Os parachoque aceitos são os homologados por fabricantes do tipo plástico, não serão permitidos para-choque de ferro ou outros quaisquer.


ARTIGO 18º – VISTORIA TÉCNICA

          I. Ao término da tomada de tempo, baterias classificatórias e bateria final, todos os conjuntos kart/piloto serão pesados e vistoriados a critério dos comissários técnicos, ficando retidos no Parque Fechado, até a liberação por parte desses oficiais.

         II. Na área destinada à vistoria técnica, somente a presença do piloto será permitida. Será proibida a permanência de mecânicos e auxiliares, salvo quando solicitada.
       
        III. Caso haja a necessidade de necessidade de manutenção ou troca de componentes nos equipamentos lacrados, tais providências deverão ter sido autorizadas pelo comissário técnico.



ARTIGO 19º. CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO

       a) Será declarado Campeão da Copa Kart Registro 2023, em sua respectiva categoria, o piloto que vencer a Bateria Final.

       b) Serão premiados com troféus os pilotos classificados:

            i. Do 1º ao 5º lugar na bateria final das categorias  Graduado, Senior e F200.


ARTIGO 20º – RESPONSABILIDADES:

A ORGANIZAÇÃO DA COPA KART REGISTRO 2023 , O Kartódromo de Registro, os patrocinadores, os apoiadores, e os fornecedores envolvidos na competição, eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações cometidas ou acidentes causados durante os treinos, tomada de tempo e as baterias. Essa responsabilidade será exclusivamente daquele(s) que a(s) tiver (em) cometido, ou daquele(s) que tiver (em) se envolvido em acidente(s), ou ainda de seu(s) representante(s) legal (is).
RECLAMAÇÕES: Toda reclamação somente poderá ser analisada e considerada, quando apresentada:
 
I. Por escrito;
 
II. CASOS OMISSOS: Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pelos comissários desportivos.
 
ARTIGO 21º – DISPOSIÇÕES FINAIS:O presente regulamento foi elaborado pela ORGANIZAÇÃO DA COPA KART REGISTRO, levando em consideração regras pertinentes na RNK (Regulamento Nacional de Kart).


 
 
Registro, 11 de Setembro de 2023
 


 
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ORGANIZAÇÃO COPA KART REGISTRO 2023